Com o aumento do fluxo de turistas no litoral de SP, algumas praias foram interditadas devido à alta concentração de bactérias na água contaminada com esgoto. A bandeira vermelha foi colocada nas praias, alertando as pessoas sobre o perigo de contaminação.
Água contaminada com esgoto
Somente no final de semana do natal, 15 praias no litoral paulista foram sinalizadas como impróprias para o banho, sendo que 7 delas se encontram em Santos SP e, há 7 dias, estavam sem problema algum, liberadas aos banhistas.
Praias no Mongaguá, São Vicente e Guarujá também ficaram com bandeira vermelha, fazendo com que os turistas se deslocassem para outras áreas próximas. Enquanto as praias de São Sebastião e Caraguatatuba apresentaram condições normais, duas praias de Ilhabela e Ubatuba também estavam impróprias.
Outras praias e regiões que não apresentaram água contaminada com esgoto foram:
- Ilha Comprida no litoral sul
- praias de Iguape
- Peruíbe
- Itanhaém
- Praia Grande
- Cubatão
Logo abaixo, veja a lista de praias de SP com bandeira vermelha em decorrência do problema de contaminação das águas:
Ubatuba: Itaguá, Rio Itamambuca
Ilhabela: Itaquanduba, Armação
Guarujá: Enseada, Perequê
Mongaguá: Central
São Vicente: Gonzaguinha
Santos: José Menino, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida, Ponta da Praia
O que a CETESB diz sobre o problema
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo faz uma avaliação semanal de mais de 170 praias do litoral de SP, levando em conta a concentração de bactérias na praia, em especial, as que se originam dos esgotos. Se cada 100 ml de água tiver mais de 100 colônias de bactérias, então a água é listada como imprópria, recebendo a sinalização da bandeira vermelha.
Além da água contaminada com esgoto, outros motivos que levam uma praia a ser considerada imprópria é quando há óleo na água, aumento da quantidade de algas e também chuvas fortes, que podem sujar as águas com matérias orgânicas e esgoto.
O que a SABESP diz a respeito
Órgão que tem como responsabilidade o saneamento básico dos municípios de SP onde as praias apresentaram água contaminada com esgoto, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo disse que mais de 1 bilhão de reais foram investidos nos últimos 3 anos na coleta e tratamento dos esgotos.
É interessante observar que, mesmo com todo esse investimento, as praias continuam sendo comprometidas, colocando em risco a saúde dos banhistas. Isso só comprova como é perigoso o contato direto com o esgoto.
Esgoto é coisa séria!
Muitas vezes, subestimamos o quão nociva a água contaminada com esgoto pode ser, seja por meio da ingestão ou do contato com algum ferimento aberto no corpo. A Esgotécnica Litoral conta com os maiores especialistas na detecção de problemas e reparo de redes de esgoto em toda a região do litoral paulista.
Vale lembrar que um esgoto sem os devidos cuidados e manutenção é um prato cheio para a proliferação de pragas urbanas, que também transmitem doenças. Entre em contato hoje mesmo e fale com a Esgotécnica Litoral!