O esgoto doméstico é um dos principais poluentes que afetam os corpos d’água do planeta. Muitas vezes, os sistemas de tratamento de esgoto são insuficientes ou ineficazes, o que pode levar ao retorno de esgoto pelo ralo, causando graves problemas ambientais e de saúde pública. Essa é uma questão ainda mais preocupante nas regiões litorâneas, onde as chuvas podem agravar a situação.
O que é o retorno de esgoto pelo ralo?
Essa é situação bem chata que ocorre quando o esgoto, em vez de ser conduzido para um sistema de tratamento adequado, retorna aos imóveis por meio dos ralos. Isso acontece quando os sistemas de coleta e tratamento de esgoto:
- não são dimensionados corretamente
- estão obsoletos ou
- não foram construídos de forma adequada.
Quando ocorre o retorno de esgoto pelo ralo, o esgoto pode contaminar a água potável, os corpos d’água e o solo, além de representar um risco para a saúde pública, aumentando o risco de doenças como diarreia, hepatite A e febre tifoide.
Retorno de esgoto pelo ralo e as chuvas no litoral
Sim. Esse é um problema que afeta especialmente as regiões litorâneas, onde as chuvas podem agravar a situação, especialmente na época do verão. Nas áreas urbanas próximas à costa, o esgoto doméstico é frequentemente descartado em corpos d’água, sem o devido tratamento, o que acaba por comprometer a qualidade dessas águas.
Com a chegada das chuvas, a situação piora, pois as águas pluviais carregam resíduos e detritos para os corpos d’água, aumentando ainda mais a poluição. Além disso, as chuvas também podem causar inundações, que podem levar ao transbordamento de fossas e tubulações, provocando o retorno de esgoto pelo ralo.
Como solucionar o problema
É necessário investir em sistemas de tratamento de esgoto eficientes e na manutenção adequada desses sistemas. Porém, uma vez que o imóvel já foi construído assim como as galerias de esgoto, isso exige uma solução mais prática e que pode envolver:
- a desobstrução ou desentupimento do esgoto
- a limpeza das galerias e manutenção das mesmas
- instalação de uma válvula de retenção
Uma observação importante em relação ao retorno de esgoto pelo ralo no litoral é que essa região, como, por exemplo, Santos SP, recebe muitos turistas. Por isso, os imóveis precisam atender às necessidades e expectativas da clientela, funcionando normalmente, sem causar transtornos aos hóspedes e, é claro, aos moradores.
Cuidados que você deve tomar
O contato com o esgoto pode representar sérios riscos à saúde humana, uma vez que esse resíduo é composto por uma grande quantidade de micro-organismos e substâncias nocivas, ou seja, não se trata apenas do problema do mau cheiro e da sujeira.
Sendo assim, evite tentar resolver o problema por conta própria e não se exponha diretamente às águas residuais do esgoto. Se achar que o ralo está entupido, utilize luvas ao tentar desentupir com um pedaço de arame liso e procure evitar o uso de produtos corrosivos.
Como resolver esgoto voltando?
A falta de manutenção e limpeza das tubulações, caixas de gordura, galerias de esgoto e até mesmo pluviais é o que faz o problema continuar acontecendo, ainda mais em períodos chuvosos.
Percebeu que está ocorrendo o retorno de esgoto pelo ralo em seu imóvel? Entre em contato e fale com a Esgotécnica Litoral agora mesmo!